quinta-feira, 12 de outubro de 2017

restaurante Andrés Carne de Res

Na calle 82, dentro do shopping "El Retiro"  está o imperdível Andrés Carne de Res. A entrada é pela rua mesmo:




vai ter uma recepção e depois você escolhe subir de escadas ou de elevador. O restaurante possui 4 andares:  Inferno, Terra, Purgatório,  Céu.   Fomos direcionados para o terceiro andar, o "Purgatório":


 
Por recomendação, fomos numa quarta-feira, dia em que tinha várias comemorações de grupos. Estava cheio, mas mesmo assim o atendimento foi bem tranquilo e rápido.  O preço dos drinks beira os 30.000 COP,  praticamente o preço de um prato.   Ao chegar recebemos um guardanapo de pano bem legal:



O cardápio é bem extenso, fica até difícil escolher o que comer/beber. Como "entrada grátis" nos trouxeram essa cumbuquinha de frutas.



Para agitar a noite, fomos recebidos com muita música e faixas de "bem vindos a Colômbia" 







Para beber escolhi um suco (16.000 COP) natural de uma fruta colombiana: lulo. 


e uma limonada com menta (uns 8.000 COP)


Para comer optamos por plátanos (banana frita em lascas) com queijo  e um ceviche de camarão com batata-doce frita em lascas. Cada prato custou em torno de 20.000 COP. 



A decoração do local é muito legal, vale a pena andar por todos os andares. No primeiro andar (o "inferno") rolava uma baladinha com pista de dança. Existe também no restaurante televisões que mostram uma pista de dança interna, na qual os funcionários e clientes vão lá se divertir conforme a música que toca ao som ambiente.   





















Ao final, a conta (em torno de uns 65.000 COP) vem neste baú junto com um pacotinho de balas. 







Dúvidas?  mvrod@live.com


centro histórico de Bogotá - dia 01

Saindo do hotel B3 Virrey, é bem fácil chegar ao Centro Histórico (oficialmente chamado de "Candelária"), basta atravessar o belo parque El Virrey, ao final vai existir uma passarela numa avenida (que mais parece uma rodovia) chamada "AutoPista Norte", bem na frente do parque El Virrey vai ter a estação "Virrey"  do TransMilênio.  Pagamos a primeira vez  no TransMilênio  7.400 COP (2.200 COP cada passagem e 3.000 COP do cartãozinho). Preste bastante atenção na estacão, pois são vários "vagões" juntos e o ônibus pára numa posição específica.  Existe cartazes acima das portas que especificam quais linhas de ônibus param naquela posição. Na própria estação existe um mapa das linhas de ônibus que ali passam, mostrando quais estações eles param. 

Pegando o ônibus vermelhinho L18 (passa a cada 5 minutos ou menos) ele vai ir sempre reto por esse corredor e em 5 paradas ele  te deixa na estação "Tecer Milênio" na Carrera 14.  Fique atento, alguns ônibus mostram qual será a próxima estação, já outros não (é estranho, mas é isso mesmo que acontece!). 

O trajeto da estação "Virrey" até a estação "Tecer Milênio" deve levar uns 15 minutos. Descendo nessa estação "Tecer Milênio",  basta atravessar um grande parque chamado "Parque Metropolitano Tecer Milênio" e caminhar até a Carrera 10. Ali basta subir pela Calle 9   até  a grande praça seca chamada "Plaza Bolívar". Por ser uma zona próxima a sede do Governo Colombiano, o acesso a partir de certa quadra passa a ser "controlado" pela Polícia! Eles te abordam e revistam as bolsas/sacolas para ver o que você está  levando consigo. Existem vários "pontos estratégicos"  no Centro Histórico que a Polícia te aborda para fazer essa revista.  A Plaza Bolívar aparece no seriado Narcos, é lotada de pombas e está cercada pelo Capitólio Nacional,  Palácio de Lievano, Palácio  da Justiça e pela Catedral Basílica Metropolitana.


Catedral Basílica Metropolitana + Capilla del Sagrario




Palácio de Lievano


Capitólio Nacional


Capilla Del Sagrario


Plaza Bolívar


vista panorâmica 

Catedral Basílica Metropolitana


Palácio da Justiça 


Palácio da Justiça 




  Posteriormente entramos na Catedral Basílica Metropolitana:





Posteriormente, saímos caminhando pela Carrera 7, passando ao lado do Palácio de Nariño (que é a sede do Governo Colombiano), naturalmente tudo com muita Polícia. Eles eram tão chatos, que tinha soldados que não te deixavam caminhar na calçada, tinha que ir pelo meio da rua mesmo.  




Descendo pela Carrera 7, você vai chegar na Calle 7, lá estará a Igreja San Augustin.   Dando a volta no Palácio de Nariño e retornando pela Carrera 8 (novamente sendo abordado pela Polícia), há na esquina com a Calle 9 o Museu Igreja de Santa Clara. Por fora, não parece um museu:

Museu Igreja de Santa Clara



A entrada nesse museu custa 3.000 COP e sem dúvida são surpreendentes os quadros e a arquitetura interna, com certeza vale a visita:








Retornando para a Calle 11 (ao lado da Catedral Basílica Metropolitana) existe o mais antigo restaurante de Bogotá: o La Puerta Falsa, um restaurante minúsculo, que deve ter umas 6 mesas somente. Entramos e saímos rapidamente, pois naturalmente estava lotadaço.

restaurante La Puerta Falsa


Subindo por essa Calle 10, há lojinhas próxima da Carrera 5B de souvenir, a um preço bem considerável. Comprei camisetas turísticas de Bogotá de malha bem grossa por 15.000 COP, nestas lojinhas é comum te oferecerem gratuitamente um copo de café colombiano ou o famoso "té de coca".  Nesta mesma Calle 10 há outras atrações como o Museu Militar e Casa da Moneda.

Museo Militar




Na Calle 11, está o Teatro Colón:

Teatro Colón 




Descendo pela Carrera 5, em direção  à Calle 8, há o famoso Santuário Nacional de Nuestra Señora del Carmen, uma igreja bem bonita:







Na Calle 11, está o museu dedicado ao mais famoso pintor/artista colombiano: Fernando Botero. Todas as obras desta famoso artista colombiano tem o volume avantajado (vulgarmente conhecido como "gordo"). Em frente ao Museu Botero está uma biblioteca pública bem legal a Luis Ángel Arango.  Nestas ruas é comum vendedores ambulantes com sua frigideira venderem a famosa "Arepa", que é um disco grosso de farinha de milho na frigideira, que pode ser recheado ou apenas passar manteiga ou queijo ralado. O custo na rua era de 1.500 COP, e na minha opinião, as arepas da rua eram muito melhores (mais saborosas) e baratas que as de restaurantes!


Morro acima, na Calle 12B (ou Calle 13) esquina com a Carrera 2, está a Plazoleta Chorro de Quevedo, um lugar "descolado" com becos, restaurantes/lancherias, hostels, fica bem próxima da Universidade.





Para retornar de La Candelária (Centro Histórico) para o Hotel B3 Virrey, existe quase ao lado do Museo do Ouro uma estação do TransMilênio na Calle 13. Nessa estação (veja aqui) basta pegar a linha B74 pois ela pára na estação "Virrey", depois é só caminhar novamente pelo Parque El Virrey (super tranqüilo mesmo de noite).











Dúvidas?  mvrod@live.com