quarta-feira, 18 de outubro de 2017

chegada em Medellín

O aeroporto de Medellín fica na realidade na cidade de Río Negro, distante cerca de 50 km de Medellín. Na chegada já é possível ver propaganda do famoso Aguardiente Antioqueño ( no supermercado custa cerca de 16.000 COP a garrafa).




O aeroporto possui wifi liberado e água dos banheiros tem um aviso que ela é potável. O valor do táxi para cidade de Medellín é fixo em 65.000 COP.  Porém, existe uma outra opção muito mais vantajosa, que são os ônibus da empresa Combuses, ao custo de 9.500 COP por pessoa. Eles colocam a sua mala no porta-malas traseiro e te dão um "ticket" comprovante da bagagem. Depois de uns 30min andando na estrada é que eles realizam a cobrança dos 9.500 COP.


Basta sair do saguão e ir pro lado direito, no final do corredor é o ponto fixo desses ônibus.   Eles saem (em princípio) a cada 20-30 minutos do aeroporto. É importante você dizer para qual bairro vai, pois existem dois trajetos, um eu sinceramente não entendi para onde vai e o outro vai para o Centro Comercial San Diego (shopping) que fica cerca de uns 5km do bairro El Poblado.   O trajeto até lá demora cerca de 50 minutos e vai por uma estrada. Chegando no Centro Comercial San Diego vai ter diversos ambulantes com colete identificado te ajudando a chamar um táxi (em troca de alguma "propina").  


Em Medellín não tenha dúvidas,  fique no bairro El Poblado, este bairro fica mais ao sul da cidade e é considerando o bairro mais seguro e "chique" da cidade.  O "único grande problema" de  El Poblado (e de Medellín é que ele é um morro, então prepare-se para subir lombas.  Sugiro ficar em um hotel bem próximo do Parque Lleras, ali seria o "Parcão"  para quem mora em Porto Alegre e os restaurantes ao redor a "rua Padre Chagas", ali nesse Parque Lleras é o principal lugar que acontece a vida noturna em Medellín com muitos e muitos restaurantes e algumas baladas.

Fizemos nossa reserva pelo Booking.com no Hotel Florencia Plaza, localizado na Carrera 41b, cerca de duas quadras do Parque Lleras. O valor das diárias foi aproximadamente R$ 165 reais por noite com café da manhã (à la carte) incluso.  





Quase ao lado desse Hotel fica uma importante avenida, a Calle 10. Descendo essa avenida, vai dar na estação de metrô El Poblado e antes dela vai ter um grande supermercado Éxito (este supermercado possui remédios, maquiagens, roupas, quase um loja completa pro que se precisa no dia-a-dia. A descida leva cerca de 10 min ( 1  km)... só não esqueça que a volta é subida...
obs: nem perca seu tempo no shopping que tem próximo da estação El Poblado...fecha às 19h30min e é voltado para produtos eletrônicos.

Dependendo do horário que você chegar, sugiro uma caminhada ao redor do Parque Lleras e seus vários restaurantes. No nosso caso, acabamos indo no Crepes & Waffles que fica cerca de duas quadras do Parque Lleras, na Carrera 36. 











Dúvidas?  mvrod@live.com

último dia em Cartagena + viagem para Medellín

No dia que chegamos em Cartagena (30/09/2017) de noite recebi um e-mail da Avianca transferindo nosso vôo que estava previsto para o dia 03/10/2017 para o dia 14/10/2017 (totalmente sem noção!!!).  Depois de ligar no hotel e ficar quase 1 hora com eles no telefone, foi-nos informado que devido a greve dos pilotos, o vôo que estava previsto para sair às 20h40min para Medellín tinha sido cancelado. Nos realocaram então para um voo que saía   às 14h40min do mesmo dia previsto. Isso nos fez "perder" cerca de 6 horas em Cartagena, eu acho que não fez falta. 

No dia 03/10/2017 de manhã, visitamos o Santuário de San Pedro de Claver  que custa 12.000 COP. Este santuário fica junto da Igreja, e conta muito da historia de São Pedro, que viveu em Cartagena no século 17 e ajudava os escravos africanos que vinham nos navios. Os restos mortais de São Pedro estão no altar da igreja. 





















quarto utilizado por San Pedro

estátua de San Pedro

Altar da Igreja


Restos mortais de San Pedro




Finalizando este passeio, retornamos pro hotel. A recepcionista do hotel chamou um táxi e disse que ele deveria nos cobrar no máximo 15.000  COP até o aeroporto (mesmo preço que ia dar um Uber naquele momento).  O aeroporto de Cartagena é pequeno tem bastante lojinhas e restaurantes, mas a maioria fica depois que você passa pelo raio-X.  Existe no saguão principal uma loja focada em doces, mas os preços são amargos. Felizmente nosso vôo estava confirmado para Medellín. O que me chamou a atenção nos voos na Colômbia, é que eles te chamam para embarcar no avião cerca de 10-15 minutos antes do horário previsto pro vôo sair, é praticamente entrar no avião e ele já dar ré pra sair.  O aeroporto de Cartagena devido ao baixíssimo fluxo  aéreo não tem aqueles "fingers", é necessário ir caminhando até o avião. O vôo para Medellín tinha duração estimada de 45 minutos e serviram apenas um copo d'água.















Dúvidas?  mvrod@live.com

bairro Boca Grande

Retornando do passeio das Islas del Rosário, pegamos um Uber até o bairro de Boca Grande (custou cerca de 6.500 COP) para descer bem no final do bairro (em El Laguito) e retornamos de lá caminhando.














A Carrera 2  no bairro Boca Grande  é a avenida principal onde estão os Cassinos, restaurantes, supermercados e lojas. 


Nessa Carrera 2, há uma  loja sensacional de Cookies, que é uma parada mais que obrigatória (essa mesma loja existe na "zona T" de Bogotá).

Por ser uma zona muito moderna, Boca Grande em nada se parece com a Cartagena que existe dentro da cidade amuralhada.


Também é possível ir/voltar de Boca Grande, em frente ao Muelle de La Bodeguita existe uma parada de ônibus que os ônibus pegam o corredor em direção a Boca Grande 

ônibus em Boca Grande, linha T103



Nesta Carrera 2, na esquina com a Calle 12,  existe um grande shopping chamado Plaza Boca Grande, possui também um supermercado.  Voltando a pé para a cidade amuralhada, resolvemos ir novamente no bairro de Getsamani, desta vez na Plaza del Pozo.












Resolvemos jantar numa pizzaria que tem bem na frente, recomendo bastante, tem uma pizza sensacional (cerca de 22.000 COP), além de uma ótima limonada de côco ( 8.000 COP). Na praça do poço tem várias mesinhas, porém, pertencem ao bar do lado dessa pizzaria que fomos. 




Um lugar que acabamos não indo (devido aos vários imprevistos ocorridos em Cartagena)  é   o  Café del Mar, localizado em cima da muralha. Recomendam ir neste local próximo ao pôr-do-sol. Assim como vários outros lugares, existia promoções de drinks do tipo pague 1 e ganhe outro. Porém, os drinks são caros na Colômbia! Alguns lugares chegam a custar 30.000 COP um drink!






















Dúvidas?  mvrod@live.com