domingo, 15 de outubro de 2017

Cartagena - dia 02 - Convento de La Popa + Castillo de San Felipe de Barajas



No domingo dia 04/10/2017 fomos conhecer o Convento de La Popa, a partir da cidade amuralhada é possível visualizá-lo:




O convento fica fora da cidade amuralhada, numa região meio favela. Não recomendamos ir a pé devido a região ser considerada perigosa e a subida ser bem puxada. Chamamos um Uber a partir do hotel e o custo foi cerca de 6.500 COP, mas recomendamos fortemente você negociar o valor com um táxi para te esperar lá em cima e depois te levar pra outro lugar. Fizemos a "burrice" de chamar o Uber e não pensar na volta, achando que seria fácil conseguir um táxi.    Os táxis que estavam na porta do Convento estavam todos "ocupados" aguardando seus clientes terminarem a visita. Nossa saída  foi falar com um policial que estava dentro do Convento e ele por rádio "chamou" um táxi (que dúvida que deve ter cobrado uma gorjeta depois), o taxista queria nos cobrar 25.000 COP para descer o morro e nos deixar no Castillo de San Felipe de Barajas que fica a 3km dali, menos de 10 minutos de táxi. Depois de "barganhar" conseguimos a corrida por 20.000 COP, sendo que pagamos 6.500 COP para ir de Uber  a partir do hotel, que é mais longe.


O custo para entrar no convento foi de 12.000 COP por pessoa, o Convento também serve como um mirante, tem-se vista para todos os cantos de Cartagena, descobre-se a zona portuária/industrial  e uma região de favela.  Também é possível ver a cidade amuralhada, bairro Boca Grande e o aeroporto.

bairro Boca Grande bem ao fundo 


Castillo de San Felipe de Barajas 


A visita dentro do Convento de La Popa dura cerca de 1 hora:






















Saindo do Convento de La Popa depois de conseguir ajuda do policial, desembarcamos do táxi em frente ao Castillo de San Felipe de Barajas. Havia muitos vendedores ambulantes na entrada insistindo para comprar seus produtos. O custo de entrada no castelo foi de 25.000 COP por pessoa. 

Não há um caminho preestabelecido no castelo, existe uma parte de "passagens secretas" não recomendada para quem tem claustrofobia. 



"passagem secreta"







vista do Convento de la Popa a partir do Castillo de San Felipe de Barajas

Saindo do Castillo de San Felipe de Barajas, dando meia volta na quadra existe o monumento Los Zapatos Viejos, existia além de vendedores insistentes, uma fila pra tirar fotos.




 
Voltando a pé para a cidade amuralhada, demos uma passadinha no shopping Portal de San Felipe que fica bem próximo do Castelo. Depois passamos pelo Monumento La India Catalina que fica bem numa das pontes que ligam a cidade amuralhada ao resto da cidade.  


Posteriormente ao entrar na cidade amuralhada pegamos pra direita e fomos "costeando" a muralha, até o encontro da Carrera 2 com a Calle 10, lá está outro ponto turístico: Las Bóvedas que chegou a ser um quartel e um local para presos. Atualmente há 27 lojinhas de souvernirs, praticamente achei todas iguais. 




Saindo dali, fomos até a Plaza Santo Domingo, localizada na esquina da Carrera 3 com a Calle 35.  Lá existe a igreja de Santo Domingo e bem em frente uma escultura do famoso artista colombiano Fernando Botero. Conseguimos entrar nesta igreja pois estava acontecendo uma missa na hora, senão ela é fechada ao público. 



Depois fomos visitar o bairro mais "underground" de Cartagena: Getsemaní.  Achei o bairro bem "suspeito", poucas pessoas caminhando na rua, além de ser bem escuro, com pouca iluminação dos postes. Sugiro visitar de dia...saindo pela Torre del Reloj basta ir sempre reto pela Calle 30.  Nessa Calle 30 está um bar estilo Cubano, provavelmente o mais famoso do bairro. Abre somente de quarta-feira a domingo, das 21:00 às 03:00.










Havia concentração de pessoas na Plaza de La Trinidad, localizada nas esquinas das Carrera 10B com a Calle 29. Ali em volta havia bastante restaurantes também. 




Retornando pra dentro da cidade amuralhada, à noite quase não tem fluxo de carros dentro da cidade amuralhada, as ruas são dominadas por essas charretes pra fazer "city tour". Não questionamos o valor, mas há um intenso fluxo dessa charretes pelas ruas da cidade amuralhada e logicamente os "motoristas" das charretes te oferecem a todo momento o passeio. 


Um lugar imperdível em Cartagena a qualquer hora do dia, é a La Paletería, localizada na Calle 35, próxima da Carrera 4, as paletas custam cerca de 6.000 COP, vai depender do sabor.







Dúvidas?  mvrod@live.com