domingo, 15 de outubro de 2017

Cartagena - dia 01

Depois de três dias e meio em Bogotá, no sábado de manha dia 30/09/2017  fomos para Cartagena. Chamamos um Cabify do Hotel B3 Virrey para o aeroporto. O custo foi em torno de 27.000 COP,  estranhamente o trajeto deu 17.000 COP mas o Cabify cobra mais uma taxa de 10.000 COP por ser no aeroporto. O táxi da vinda do aeroporto pro hotel tinha custado 30.000 COP, a diferença entre táxi x Cabify foi pequena. O motorista do Cabify ficou bem apavorado ao chegar no aeroporto porque a polícia estava recolhendo uns veículos e lá na Colômbia  os serviços do Uber/Cabify não são regulamentados ainda.

Ao despachar as malas na Avianca, tivemos uma desconfiança pois foi nos informado que deveríamos marcar  os assentos na hora de embarcar, apesar de eu ter marcado na hora da compra.

Ao lado da porta de embarque tivemos a nossa grande surpresa: overbooking devido a termos comprado uma passagem "super-promo", o vôo estava lotado e gente sobrando para embarcar, chegaram a oferecer no alto-falante 200.000 COP para algum passageiro desistir de viajar naquele vôo e ir no voo seguinte para Cartagena. Depois de muita briga conseguimos marcar nossos assentos, porém, em fileiras diferentes, tudo bem o vôo demorou 50 minutos entre Bogotá e Cartagena. Nesses vôos curtos a Avianca oferece apenas um copo d'água.

Chegando em Cartagena,  há um guichê para pegar os táxis, você informa para onde vai e te dão um papelzinho com o valor a pagar. Basicamente é um valor tabelado.  Na frente deste guichê tem a fila de táxis oficiais.  Obviamente há vários tentando te oferecer transporte  na saída do aeroporto. Do aeroporto até a cidade amuralhada de Cartagena o táxi custa fixo 13.300 COP.  Em Cartagena não há taxímetro, o preço é "negociável", obviamente, os taxistas sabem que você é turista e tenta te cobrar o triplo do valor normal, por isso eu sugiro sempre que possível chamar Uber (não existe Cabify em Cartagena).

Em Cartagena a melhor opção para se hospedar, sem dúvida, é dentro da cidade amuralhada. Minha opinião é que tudo está praticamente ali dentro e você pode fazer tudo a pé, não leva mais do que uns 10-12 minutos caminhando pra cruzar de uma ponta a outra a cidade amuralhada. O hotel vai depender do gosto de cada um, escolhemos o Hotel Portal de San Diego by HMC. Em Cartagena os hotéis são mais caros que Bogotá, pagamos cerca de R$ 210 reais por noite pelo Booking. No café  da manhã era "à la carte", traziam sempre de entrada uma cumbuca de frutas, suco de laranja e um cardápio pra você escolher uma comida salgada (sanduíches, arepas, omelete) e uma bebida.

Vista da sacada do hotel

Dentro da cidade amuralhada praticamente tudo tem este aspecto antigo/colonial. As ruazinhas e calçadas são bem apertadas, a grande maioria  das ruas só passa um carro por vez. Boca Grande é um bairro que fica uns 2 km da cidade amuralhada e "parece" Miami, lá estão os prédios modernos da cidade.

A uma quadra do nosso hotel (que ficava na Carrera 7, esquina  com a Calle 36), na Carrera 9 tinha um supermercado Éxito, porém, bem desorganizado sempre com bastante filas.

Na própria Carrera 7 (rua do nosso hotel), bem mais pro sul (em direção a Boca Grande) existia umas 10 casas de câmbio. Foi numa dessas que encontramos a cotação de US$ 100 dólares gerarem 277.000 COP.

Na nossa primeira caminhada fomos em direção  à Torre del Reloj,  tive a impressão que todas as quadras tem algum ponto turístico ou monumento. A cidade amuralhada é uma zona praticamente só de pontos turísticos, restaurantes, lojas e hotéis.

A Torre del Reloj marca a "divisa" da cidade amuralhada com o resto da cidade, saindo dali e indo reto vai dar no bairro do Getsemaní.  Prepare a sua paciência em Cartagena...onde você estiver vai ser abordado o tempo inteiro por vendedores ambulantes te oferecendo chapéus, souvenirs, sucos, frutas, arepas e eles são muito insistentes.

Torre del Reloj

Mercado dos doces

Um pouco abaixo da Torre del Reloj existe a "Plaza de la Aduana" que é este espaço aberto, possui um monumento do Pedro de Heredía (fundador de Cartagena). No final da Plaza de la Aduana existe um ponto de wi-fi grátis e banheiros pagos (custo de 1.200 COP)

Plaza de la Aduana

Estátua de Pedro de Heredía

Caminhando até o final da Plaza de La Aduana e dobrando à direita  na calle 31 existe a Plaza e Santuário San Pedro de Claver

A duas quadras do Santuário de San Pedro de Claver, subindo pela Carrera 4, existe a Plaza de Bolívar.

De um lado da Plaza de Bolívar existe o Museu Palácio da Inquisição de Cartagena

Do outro lado oposto, está o Museu do Ouro Zenú. Uma versão bem reduzida comparada ao Museu do Ouro de Bogotá, porém, este museu de Cartagena a entrada era gratuita.

Depois como reconhecimento de Cartagena, caminhamos por cima de toda a cidade amuralhada. Vale muito a pena pra ter um panorama de Cartagena e noção do tamanho da cidade amuralhada. Estivemos em Cartagena no início de outubro, lá escurecia às 18h.

Vista para o bairro de Boca Grande a partir da muralha