domingo, 22 de outubro de 2017

Medellín - passeios no dia 02

No primeiro dia de efetivos passeio em Medellín, descemos até a estação do metrô El Poblado.  A passagem custa 2.300 COP por pessoa. O metrô não leva 2 minutos para vir, é bem rápido. Acabamos desembarcando na estação  Parque Berrío (existe um anuncio automático dentro do metro falando qual a próxima estação). 

Caminhamos primeiramente até o Parque Bolívar, ali bem em frente está a Catedral Basílica Metropolitana de Medellín, toda feita em tijolos a vista.



Depois caminhamos rapidamente pelo Parque Bolívar, que por obvio, possui uma grande estátua do Simon Bolívar. 

Voltando para onde fica a estação do metro Parque Berrío, fomos vistar o Museu Rafael Uribe. A entrada é gratuita, e começa pelo último andar. Na real, o que vale a pena é a vista que se tem no terraço.  Muitas e muitas salas neste museu são ocupadas por funcionários da prefeitura, nem tem muito o que ver lá.



Vista do terraço, ao fundo uma pintura de Fernando Botero 


Vista para a Plaza Botero


Saindo do Museu Rafael Uribe, descemos para Plaza Botero que possui cerca de 30 estátuas em bronze do artista Fernando Botero (aqui me chama a atenção de como o povo respeita os monumentos, nada era era pichado, ao contrário de Porto Alegre). Essa praça por obvio possui diversos vendedores ambulantes. Num dos cantos da praça junto à Calle 52 há uma lojinha de souvenirs. 

Vista da Plaza Botero






Em frente a Plaza Botero, existe o Museu da Antioquia:

A entrada no Museu da Antioquia custa 18.000 COP por pessoa. Tem algumas exposições temporárias, e uma boa parte fixa, principalmente obras pintadas por Fernando Botero. 


vista interna


auditório 


O artista Fernando Botero, tem seu estilo do "volume avantajado":


Pablo Escobar


Pablo Escobar


Catedral Basílica Metropolitana de Medellín


Jesus Cristo





Vista para a Plaza Botero e Museu Rafael Uribe


Após o Museu da Antioquia, fomos caminhando até a Basílica da Candelária, em frente ao Parque Berrío. Aos arredores desta igreja há muitas barracas de vendedores (camelôs), vale a pena dar uma olhada. É um dos poucos lugares que se encontra a famosa "pomada de Coca + Marijuana".



  

Descendo duas quadras pela Calle 51, está outra igreja:  Iglesia de La Veracruz




Caminhamos pela Carrera 52, é uma rua somente de pedestres, com vários, váriosvários camelôs.  Caminhamos a um belo prédio que na verdade é um camelódromo com alguns restaurantes no térreo, o Centro Comercial Palácio Nacional (particularmente as lojas são todas iguais, vendendo coisas "xing-ling") :

Centro Comercial Palácio Nacional 







Umas três quadras dali, está a empolgante Plaza de Cisneros com seus postes em fitas de LED. A plaza deve ter uns 300 postes estrategicamente posicionados. Nesta plaza,  há um ponto para informações turísticas, alem de ter wifi grátis. 





bem em frente à Plaza de Cisneros, existe a Biblioteca Municipal de Medellín


Se tiver interesse em entrar na Biblioteca, não se esqueça de levar documento de identificação (pode ser xeróx), eles pedem na entrada. Na parte externa da biblioteca tem banheiros grátis.  

Atravessando a rua, existe uma grande escultura, o prédio do Gobierno de Antioquía e da Alcadía de Medellín.




Novamente atravessando a rua, desta vez a  Carrera 55, no outro lado há uma praça em que as pessoas ficam de pés descalços juntamente com o  centro de Convenções Plaza Mayor:





Atravessando a Carrera 57, vai estar o Parque de los Pies Descalzos, um lugar para "curtir" a energia do planeta, onde é expressamente proibido caminhar com algum tipo de calçado 


Em frente ao Parque de los Pies Descalzos está o prédio das Empresas Públicas  de Medellín (que controlam os diversos serviços de infraestrutura).


Atravessando o Rio Medellín (pela ponte da Avenida 33), do outro lado existe o Parque do Río Medellín (ainda em construção) que visa ser uma área de lazer:



A duas quadras dali, está a subida para o Pueblito Paisa. Resolvemos pegar um táxi que nos levou por 4.500 COP. O Pueblito Paisa é uma réplica de um povoado,  possui museu, lojinhas de souvenirs, uma igreja e um mirante 360º  pra a cidade de Medellín. 







Um lanche imperdível é a barraca das Obleas, um doce típico colombiano feito a partir de duas casquinhas recheado de doce de leite (ou "arequipe", como eles chamam lá). Custava apenas 1.000 COP


As lojinhas do Pueblito Paisa não tem preços muito agradáveis, porém, é um dos poucos lugares que tem lojas de souvenirs
Lá de cima é possível avistar os vales de Medellín



maquete de Medellín 


Do alto se visualiza a estação Industriales do metrô. Descendo pelas escadarias do Pueblito Paisa (não havia táxis no local, e apareceu muita polícia, o que "afasta" os Uber/Cabify), tivemos que passar por uma rua meio escura, que por sorte tinha bastante movimento devido ao horário ser de final de expediente dos empregados.  "Seguimos o  povo" até  a Avenida Guayabal onde tem uma longa passarela que te leva até a estação Industriales.  O trajeto caminhando levou uns 10 minutos após descer toda a escadaria. Depois de metrô foi uns 3 minutos apenas, visto que Poblado  era a próxima estação.  Sugiro não deixar ir para ir no Pueblito Paisa perto do anoitecer para não haver surpresas no caminho até o metro, já que não existiam placas indicando pra que lado ficava a estação. 

Voltando a noite para o Parque Lleras, resolvemos ir no "Ay Caramba", um restaurante que estava lotado e com muita alta. Todos os dias eles tem alguma promoção, naquele dia comprava um burrito mexicano (super recehado) e ganhava outro (por 26.000 COP).


Depois das 22h, eles tinham uma oferta de  margueritas por 24.000 COP, comprava uma e vinha três! Apesar da oferta tentadora, e devido ao horário acabamos optando por suco natural, cada um devia custar uns 4.500 COP.










Dúvidas?  mvrod@live.com