quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Playa Blanca + Islas del Rosário

Durante qualquer caminhada em Cartagena, vai vir vários vendedores ambulantes te oferecer o passeio de lancha pelas Islas del Rosário + Playa Banca. O custo médio é 60.000 COP por pessoa, mas você pode "pechinchar"  e conseguir algum desconto.

Na dúvida e confiança preferimos comprar este passeio no hotel pelo valor de 70.000 COP (pago somente em dinheiro),  é necessário comprar o pacote com pelo menos 24 horas de antecedência.  

As 08h ficamos esperando no nosso hotel e veio um homem, posteriormente se auto apelidando de "Chocolate"  nos buscar. Tínhamos a opção de ir de van ou a pé até o "Muelle de la Bodeguita", saindo pela Torre del Reloj fica uns 200m pra baixo.

Entrada do Muelle de la Bodeguita



Neste lugar  também é possível comprar os passeios diretamente numa bilheteria. Obviamente, havia vários vendedores ambulantes na porta te vendendo água e chapéu de sol.  Depois de ficarmos quase uma hora esperando, o "Chocolate" começou a chamada para ingressar na lancha. É   muito importante saber o nome da sua lancha, pois nas paradas as lanchas se misturam e isto se faz necessário para evitar que se perca depois. No valor pago pelo passeio está incluso um almoço,  antes de sair você escolhe o tipo de carne (frango, peixe ou boi) e possui como acompanhamentos salada, arroz de côco e uma batata doce amassada e frita

Aguardando para embarcar na lancha


A viagem até as ilhas dura cerca de 50 minutos, com bastante emoção:




Durante o trajeto, há uma explicação sobre dois fortes que existem na entrada de Cartagena, que era utilizado para bombardear os barcos inimigos. 



Chegando nas Islas del Rosário deve-se optar por um passeio por entre duas opções:  visita ao Oceanário ou mergulho com peixes.  Optamos pelo Oceanário, custava 25.000 COP por pessoa e tinha duração estabelecida de 45 minutos.  Quem optasse pelo mergulho com os peixes, custava 30.000 COP por pessoa e durava 1 hora. Estes valores são pagos diretamente no lugar.

As Islas del Rosário é  um arquipélago composto por 30 ilhas, sendo somente três delas (incluindo o Oceanário) pertencente ao governo colombiano) e o resto é  particular. Uma das ilhas bem próxima do Oceanário pertencia a Pablo Escobar.


Enquanto fomos no Oceanário nossa lanche foi para a outra ilha para realizar o mergulho, com horário predeterminado para nos buscar.  




Na entrada do Oceanário há vários aquários/piscinas com tartarugas, peixes, polvos, lagostas, estrelas-do-mar.






Mais pra dentro há vários viveiros com peixes, tartarugas, golfinhos, tubarões.  É possível entrar no viveiro dos golfinhos para tirar fotos com eles, ao custo de 50.000 COP por pessoa.  









Existe um guia do Oceanário que vai com microfone bem alto explicando o que tem em cada viveiro, do que se alimenta a espécie, etc.   A "visita guiada" leva praticamente os 45 minutos que tínhamos para visitar o Oceanário. Teve também show dos tubarões para ganhar comida:





Na saída do Oceanário, se bater aquela fome tem um vendedor ambulante vendendo crustáceos "fresquinhos".  

Terminada a visita, ficamos esperando uns minutos a nossa lancha aparecer e atracar. Dali fomos pra Playa Blanca (levou uns 15 minutos).  Ao chegar em Playa Blanca, os vendedores ambulantes vem dentro d'água te oferecer mil e uma coisas, a lancha nem terminou de atracar e eles estão do seu lado te oferecendo alguma coisa, alguns até  cobram gorjeta para te ajudar a descer da lancha.

Nesta ilha é oferecido o almoço (previamente escolhido antes de embarcar lá no Muelle de la Bodeguita). Existem funcionários do restaurante te oferecendo insistentemente um local reservado com cadeiras para almoçar e guarda-sol (nem perguntei o custo), caso contrário  o "povão" vai almoçar todo junto debaixo do telhado de palha. 





Este foi prato de peixe servido no dia (não acompanha bebida)


Agora uma parte muito-muitíssimo importante: essa parte da ilha (pelo menos a parte em que ficamos e na qual estavam os turistas) não tem água encanada e o saneamento básico é inexistente.  Para ir ao banheiro, deve-se pagar 1.000 COP  e é sem as mínimas condições de higiene:





A praia tem água límpida, há possibilidade de passeio de jet-ski, além de diversos vendedores ambulantes de oferecendo coisas o tempo inteiro.




 




Por volta das 15h começamos nosso retorno para Cartagena. Na volta a água estava mais "violenta" e a lancha voltou "quicando".  Nosso guia, o "Chocolate" mora em alguma ilha  no caminho e desceu por lá mesmo, pediu gentilmente se queríamos pagar alguma "propina" a ele pelos serviços prestados. 

Chegando de volta no Muelle de La Bodeguita por volta das 16h uma guia veio nos procurar para nos levar de volta ao hotel, apesar do caminho ser perto, ela pagou um táxi (6.000 COP) para nos deixar de volta na porta do hotel.













Dúvidas?  mvrod@live.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário